Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Guia completo para criar uma horta urbana no seu terraço, varanda ou quintal

Carmo

Carmo Wood

7/1/2022

Hoje em dia já pode ter uma horta sem que, para isso, tenha de sair da cidade. Criar uma horta urbana permite semear alimentos biológicos e colher os seus próprios hortícolas, mesmo para quem vive num apartamento ou tem pouco espaço ao ar livre.

A agricultura urbana é uma prática sustentável, que está ao alcance de todos e que é cada vez mais recorrente nas cidades. Agora, já pode cultivar frutas e verduras no espaço que tem livre, sem ter de sair do meio urbano.

Se está a pensar em criar a sua horta urbana na varanda, terraço ou quintal, o início pode parecer confuso, pois há muito para aprender. Afinal de contas, plantar é uma arte que exige dedicação e, por essa razão, criámos este guia completo para facilitar o processo.

4 fatores essenciais em que deve pensar antes de criar uma horta urbana

Carmo
Guia completo para criar uma horta urbana no seu terraço, varanda ou quintal

Ter uma horta pode ser uma prática bastante compensatória pelos produtos, mas, sobretudo, pelo prazer de se conectar por um bocadinho com a natureza na agitação da cidade. Contudo, exige dedicação e trabalho diário.
Se está com vontade de pôr as mãos na terra, saiba quais os fatores que deve ter em conta antes de criar uma horta urbana.

O que plantar

O primeiro passo para criar uma horta urbana é escolher o que plantar. O tipo de sementes deve ser escolhido e alternado de acordo com o clima e as estações do ano.

Os alimentos que semear devem também ser escolhidos consoante a dimensão do vaso ou estrutura que comprar para sustentar a sua horta.
Aposte na diversidade e crie uma mistura de cultivos. Para que as suas plantações tenham sucesso, intercale espécies repelentes, como a hortelã ou o alecrim, com outras mais suscetíveis aos ataques dos insetos.

Local de plantação

A maior vantagem da horta urbana é que pode ser criada em qualquer lugar. Pode colocá-la no jardim, quintal, terraço, ou até mesmo na varanda do seu apartamento.
A plantação deve estar próxima a uma fonte de água - torneiras ou mangueiras - e pode ser semeada dentro de estruturas próprias, canteiros, vasos, suportes ou sacos de cultivo.
Para um melhor aproveitamento do espaço, existem estruturas para hortas urbanas de vários tamanhos e construídas com diversos materiais, como a madeira.

Carmo
Guia completo para criar uma horta urbana no seu terraço, varanda ou quintal

Condições atmosféricas

A sua horta urbana deve ter exposição solar pelo menos numa parte do dia, para o desenvolvimento das hortícolas e estimulação da fotossíntese.
É também fundamental que a horta esteja num local abrigado da chuva, pois no inverno as plantas correm o risco de ficarem alagadas com a precipitação abundante.

Tipo de rega

A água é uma necessidade básica para a sobrevivência das plantas. Deve regar a sua plantação todos os dias, sendo possível fazê-lo de duas maneiras:

  • Instalar um sistema de rega automático gota a gota;
  • Regar de forma manual pelo menos 1 vez por dia ou sempre que necessário.

Produtos que precisa para começar a sua horta urbana

Carmo
Guia completo para criar uma horta urbana no seu terraço, varanda ou quintal

Sabe quais são os produtos que vai precisar? Elaborámos uma lista completa, para que a sua plantação seja um sucesso. Tome nota das nossas sugestões:

Estrutura de horta

O cultivo pode ser feito com diversos materiais e recipientes. No entanto, escolher uma estrutura própria para hortas urbanas em madeira é uma opção muito funcional para agrupar as várias culturas e organizar o espaço que tem disponível.

Esta estrutura adapta-se a diferentes espaços, facilita o crescimento e a manutenção das frutas e vegetais. O objetivo é garantir que aproveita o espaço disponível da melhor forma. Além disso, a madeira é um material ideal para hortas urbanas, por ser resistente e sustentável.

Substrato

É essencial colocar algum material drenante, como a argila expandida, no fundo da estrutura.
A terra escolhida deve ser rica em matéria orgânica e com pH neutro. Cubra a estrutura com uma mistura de terra que já inclua o fertilizante - regra geral, a terra tem de preencher até dois terços da altura do recipiente.

Fertilizantes para o solo

Para que se consiga frutas e hortícolas saudáveis para consumo, é necessário nutrir o solo. Optar por fertilizantes naturais para a sua horta urbana - como cascas de ovo ou borras de café - é mais benéfico do que os fertilizantes químicos, que prejudicam a saúde e o ambiente.

Instrumentos para cultivar

Além da estrutura para criar a horta urbana, são necessários alguns utensílios de cultivo básicos como:

  • Luvas
  • Pás
  • Ancinhos
  • Espátulas
  • Tesouras de poda
  • Sementeiras

Sementes adequadas à época do ano

Estar informado sobre o tipo de frutas e hortaliças ideais para plantar em cada época do ano, favorece o desenvolvimento das plantas que melhor se adaptam às características da estação (clima, humidade, incidência da luz solar).
Por exemplo, o inverno é favorável à plantação de hortícolas como a couve-flor, os brócolos e a beterraba. O verão é mais propício ao cultivo de ervilhas, feijões, rabanetes e salsa.
O cultivo varia de mês para mês e consoante a região do país. Veja o calendário que preparámos para si com as sementes indicadas para cada altura do ano.

Conheça as hortas urbanas em madeira sustentável da Carmo Wood

Agora que já sabe tudo o que precisa para criar a sua horta urbana, está na hora de iniciar o projeto. Prepare-se para a tarefa com a nossa lista de materiais e utilize as hortas urbanas em madeira tratada da Carmo Wood para conseguir uma plantação mais organizada.
Acompanhe o crescimento dos seus produtos biológicos numa estrutura de madeira sustentável, desenhada para que possa ter a sua própria horta até mesmo em espaços pequenos.
Comece já a planear a sua horta, com todos os produtos e ferramentas que necessita. No nosso website, pode encontrar os vários modelos disponíveis de hortas urbanas em madeira tratada.