Decoração de Exteriores

Guia completo para criar uma horta urbana no seu terraço, varanda ou quintal

Carmo

Está a pensar criar uma horta urbana no quintal ou terraço? Saiba tudo o que precisa para começar a plantar.

 Hoje em dia já pode ter uma horta sem que, para isso, tenha de sair da cidade. Criar uma horta urbana permite semear alimentos biológicos e colher os seus próprios hortícolas, mesmo para quem vive num apartamento ou tem pouco espaço ao ar livre. 

A agricultura urbana é uma prática sustentável, que está ao alcance de todos e que é cada vez mais recorrente nas cidades. Agora, já pode cultivar frutas e verduras no espaço que tem livre, sem ter de sair do meio urbano. 

Se está a pensar em criar a sua horta urbana na varanda, terraço ou quintal, o início pode parecer confuso, pois há muito para aprender. Afinal de contas, plantar é uma arte que exige dedicação e, por essa razão, criámos este guia completo para facilitar o processo.      

4 fatores essenciais em que deve pensar antes de criar uma horta urbana 

 

1-carmo-hortas-urbanas.jpg

Ter uma horta pode ser uma prática bastante compensatória pelos produtos, mas, sobretudo, pelo prazer de se conectar por um bocadinho com a natureza na agitação da cidade. Contudo, exige dedicação e trabalho diário.      
Se está com vontade de pôr as mãos na terra, saiba quais os fatores que deve ter em conta antes de criar uma horta urbana.     

O que plantar

O primeiro passo para criar uma horta urbana é escolher o que plantar. O tipo de sementes deve ser escolhido e alternado de acordo com o clima e as estações do ano.

Os alimentos que semear devem também ser escolhidos consoante a dimensão do vaso ou estrutura que comprar para sustentar a sua horta.      
Aposte na diversidade e crie uma mistura de cultivos. Para que as suas plantações tenham sucesso, intercale espécies repelentes, como a hortelã ou o alecrim, com outras mais suscetíveis aos ataques dos insetos.     

Local de plantação

A maior vantagem da horta urbana é que pode ser criada em qualquer lugar. Pode colocá-la no jardim, quintal, terraço, ou até mesmo na varanda do seu apartamento.      
A plantação deve estar próxima a uma fonte de água - torneiras ou mangueiras - e pode ser semeada dentro de estruturas próprias, canteiros, vasos, suportes ou sacos de cultivo.     
Para um melhor aproveitamento do espaço, existem estruturas para hortas urbanas de vários tamanhos e construídas com diversos materiais, como a madeira.     
 

2-carmo-hortas-urbanas.jpg

Condições atmosféricas

A sua horta urbana deve ter exposição solar pelo menos numa parte do dia, para o desenvolvimento das hortícolas e estimulação da fotossíntese.     
É também fundamental que a horta esteja num local abrigado da chuva, pois no inverno as plantas correm o risco de ficarem alagadas com a precipitação abundante.     

Tipo de rega

A água é uma necessidade básica para a sobrevivência das plantas. Deve regar a sua plantação todos os dias, sendo possível fazê-lo de duas maneiras: 

  • Instalar um sistema de rega automático gota a gota;
  • Regar de forma manual pelo menos 1 vez por dia ou sempre que necessário.    

Produtos que precisa para começar a sua horta urbana

 

3-carmo-hortas-urbanas.jpg

Sabe quais são os produtos que vai precisar?  Elaborámos uma lista completa, para que a sua plantação seja um sucesso. Tome nota das nossas sugestões:  

Estrutura de horta

O cultivo pode ser feito com diversos materiais e recipientes. No entanto, escolher uma estrutura própria para hortas urbanas em madeira é uma opção muito funcional para agrupar as várias culturas e organizar o espaço que tem disponível.

Esta estrutura adapta-se a diferentes espaços, facilita o crescimento e a manutenção das frutas e vegetais. O objetivo é garantir que aproveita o espaço disponível da melhor forma. Além disso, a madeira é um material ideal para hortas urbanas, por ser resistente e sustentável.  

Substrato

É essencial colocar algum material drenante, como a argila expandida, no fundo da estrutura.   
A terra escolhida deve ser rica em matéria orgânica e com pH neutro. Cubra  a estrutura com uma mistura de terra que já inclua o fertilizante - regra geral, a terra tem de preencher até dois terços da altura do recipiente.   

Fertilizantes para o solo 

Para que se consiga frutas e hortícolas saudáveis para consumo, é necessário nutrir o solo. Optar por fertilizantes naturais para a sua horta urbana - como cascas de ovo ou borras de café - é mais benéfico do que os fertilizantes químicos, que prejudicam a saúde e o ambiente. 

Instrumentos para cultivar

Além da estrutura para criar a horta urbana, são necessários alguns utensílios de cultivo básicos como:

  • Luvas
  • Pás 
  • Ancinhos
  • Espátulas 
  • Tesouras de poda
  • Sementeiras

Sementes adequadas à época do ano

Estar informado sobre o tipo de frutas e hortaliças ideais para plantar em cada época do ano, favorece o desenvolvimento das plantas que melhor se adaptam às características da estação (clima, humidade, incidência da luz solar). 
Por exemplo, o inverno é favorável à plantação de hortícolas como a couve-flor, os brócolos e a beterraba. O verão é mais propício ao cultivo de ervilhas, feijões, rabanetes e salsa. 
O cultivo varia de mês para mês e consoante a região do país. Veja o calendário que preparámos para si com as sementes indicadas para cada altura do ano.

Conheça as hortas urbanas em madeira sustentável da Carmo Wood

Agora que já sabe tudo o que precisa para criar a sua horta urbana, está na hora de iniciar o projeto. Prepare-se para a tarefa com a nossa lista de materiais e utilize as hortas urbanas em madeira tratada da Carmo Wood para conseguir uma plantação mais organizada. 
Acompanhe o crescimento dos seus produtos biológicos numa estrutura de madeira sustentável, desenhada para que possa ter a sua própria horta até mesmo em espaços pequenos. 
Comece já a planear a sua horta, com todos os produtos e ferramentas que necessita. No nosso website, pode encontrar os vários modelos disponíveis de hortas urbanas em madeira tratada.