Está a pensar criar uma horta urbana no quintal ou terraço? Saiba tudo o que precisa para começar a plantar.
Hoje em dia já pode ter uma horta sem que, para isso, tenha de sair da cidade. Criar uma horta urbana permite semear alimentos biológicos e colher os seus próprios hortícolas, mesmo para quem vive num apartamento ou tem pouco espaço ao ar livre.
A agricultura urbana é uma prática sustentável, que está ao alcance de todos e que é cada vez mais recorrente nas cidades. Agora, já pode cultivar frutas e verduras no espaço que tem livre, sem ter de sair do meio urbano.
Se está a pensar em criar a sua horta urbana na varanda, terraço ou quintal, o início pode parecer confuso, pois há muito para aprender. Afinal de contas, plantar é uma arte que exige dedicação e, por essa razão, criámos este guia completo para facilitar o processo.
Ter uma horta pode ser uma prática bastante compensatória pelos produtos, mas, sobretudo, pelo prazer de se conectar por um bocadinho com a natureza na agitação da cidade. Contudo, exige dedicação e trabalho diário.
Se está com vontade de pôr as mãos na terra, saiba quais os fatores que deve ter em conta antes de criar uma horta urbana.
O primeiro passo para criar uma horta urbana é escolher o que plantar. O tipo de sementes deve ser escolhido e alternado de acordo com o clima e as estações do ano.
Os alimentos que semear devem também ser escolhidos consoante a dimensão do vaso ou estrutura que comprar para sustentar a sua horta.
Aposte na diversidade e crie uma mistura de cultivos. Para que as suas plantações tenham sucesso, intercale espécies repelentes, como a hortelã ou o alecrim, com outras mais suscetíveis aos ataques dos insetos.
A maior vantagem da horta urbana é que pode ser criada em qualquer lugar. Pode colocá-la no jardim, quintal, terraço, ou até mesmo na varanda do seu apartamento.
A plantação deve estar próxima a uma fonte de água - torneiras ou mangueiras - e pode ser semeada dentro de estruturas próprias, canteiros, vasos, suportes ou sacos de cultivo.
Para um melhor aproveitamento do espaço, existem estruturas para hortas urbanas de vários tamanhos e construídas com diversos materiais, como a madeira.
A sua horta urbana deve ter exposição solar pelo menos numa parte do dia, para o desenvolvimento das hortícolas e estimulação da fotossíntese.
É também fundamental que a horta esteja num local abrigado da chuva, pois no inverno as plantas correm o risco de ficarem alagadas com a precipitação abundante.
A água é uma necessidade básica para a sobrevivência das plantas. Deve regar a sua plantação todos os dias, sendo possível fazê-lo de duas maneiras:
Sabe quais são os produtos que vai precisar? Elaborámos uma lista completa, para que a sua plantação seja um sucesso. Tome nota das nossas sugestões:
O cultivo pode ser feito com diversos materiais e recipientes. No entanto, escolher uma estrutura própria para hortas urbanas em madeira é uma opção muito funcional para agrupar as várias culturas e organizar o espaço que tem disponível.
Esta estrutura adapta-se a diferentes espaços, facilita o crescimento e a manutenção das frutas e vegetais. O objetivo é garantir que aproveita o espaço disponível da melhor forma. Além disso, a madeira é um material ideal para hortas urbanas, por ser resistente e sustentável.
É essencial colocar algum material drenante, como a argila expandida, no fundo da estrutura.
A terra escolhida deve ser rica em matéria orgânica e com pH neutro. Cubra a estrutura com uma mistura de terra que já inclua o fertilizante - regra geral, a terra tem de preencher até dois terços da altura do recipiente.
Para que se consiga frutas e hortícolas saudáveis para consumo, é necessário nutrir o solo. Optar por fertilizantes naturais para a sua horta urbana - como cascas de ovo ou borras de café - é mais benéfico do que os fertilizantes químicos, que prejudicam a saúde e o ambiente.
Além da estrutura para criar a horta urbana, são necessários alguns utensílios de cultivo básicos como:
Estar informado sobre o tipo de frutas e hortaliças ideais para plantar em cada época do ano, favorece o desenvolvimento das plantas que melhor se adaptam às características da estação (clima, humidade, incidência da luz solar).
Por exemplo, o inverno é favorável à plantação de hortícolas como a couve-flor, os brócolos e a beterraba. O verão é mais propício ao cultivo de ervilhas, feijões, rabanetes e salsa.
O cultivo varia de mês para mês e consoante a região do país. Veja o calendário que preparámos para si com as sementes indicadas para cada altura do ano.
Agora que já sabe tudo o que precisa para criar a sua horta urbana, está na hora de iniciar o projeto. Prepare-se para a tarefa com a nossa lista de materiais e utilize as hortas urbanas em madeira tratada da Carmo Wood para conseguir uma plantação mais organizada.
Acompanhe o crescimento dos seus produtos biológicos numa estrutura de madeira sustentável, desenhada para que possa ter a sua própria horta até mesmo em espaços pequenos.
Comece já a planear a sua horta, com todos os produtos e ferramentas que necessita. No nosso website, pode encontrar os vários modelos disponíveis de hortas urbanas em madeira tratada.