Decoração de Exteriores

Iluminação de jardim: descubra as razões para escolher luminárias em madeira para o exterior

Carmo

Procura iluminação de jardim mas quer saber qual é o melhor material? Leia este guia e tome uma boa decisão.

Procura iluminação de jardim mas quer informar-se sobre o melhor material primeiro?

Para desfrutar em pleno do seu espaço exterior, é essencial investir em iluminação adequada e em produtos de longa duração. Neste guia, encontra ajuda para escolher o melhor material para a iluminação externa da sua habitação. 

No final deste artigo, ficará a saber:

Quais são os tipos mais populares de iluminação de jardim?

Como escolher o melhor material para iluminação de jardim?

Por que motivo as luminárias em madeira são a melhor aposta para o exterior da sua casa?

Quais são os tipos mais populares de iluminação de jardim?

Qualquer que seja o estilo do seu espaço, estes são os modelos de iluminação de jardim mais procurados:

 

1-carmo-iluminacao-jardim.jpg

Iluminação de parede

Aumenta a usabilidade do espaço;

Confere um ambiente mais intimista;

Permite destacar certos pontos nas paredes da casa como, por exemplo, o número da porta.

Iluminação de pé alto

Cria uma iluminação mais ampla;

Dota o espaço de mais segurança;

É indicada para espaços amplos, como rampas de acesso automóvel ou por onde passam muitas pessoas.

Iluminação de chão

Adequada a passadiços ou caminhos de jardim;

Serve para destacar pontos de passagem;

Cria uma atmosfera acolhedora e agradável.
 

2-carmo-iluminacao-jardim.jpg

Como escolher o melhor material para a iluminação de jardim?

Agora que já conhece os modelos mais populares de luminárias de jardim, vamos descobrir quais os melhores materiais de fabrico.

Ao escolher iluminação de jardim é importante prestar atenção à qualidade dos materiais. É muito diferente ter uma luminária de interior, protegida, e ter uma luminária de exterior, sujeita a todos os agentes externos e efeitos corrosivos do meio ambiente. O investimento extra, neste caso, faz toda a diferença.

De seguida apresentamos uma lista com os diferentes materiais disponíveis para a iluminação do seu jardim.

Alumínio

As luminárias em alumínio resistem bem às tempestades, mesmo em locais junto ao mar, onde os efeitos da maresia se fazem sentir com mais intensidade.

Sendo humidade é uma das maiores ameaças para os suportes de iluminação de jardim, é muito importante utilizar material resistente à corrosão - o alumínio é um bom exemplo.

Plástico

As fibras sintéticas, como o plástico, também estão na moda para materiais de iluminação de jardim. Além de ser fácil de limpar, o plástico é muito resistente tanto a mudanças de temperatura como a agentes externos.

Sabia que os suportes de iluminação de jardim em plástico estão disponíveis numa grande variedade de cores e estilos?

Ferro

O ferro tem de estar presente em qualquer lista de materiais de iluminação de jardim, pela sua resistência e durabilidade. No entanto, dá um aspeto mais pesado ao espaço exterior, por isso é também o material menos popular.

Madeira

A escolha mais clássica e que está sempre na moda. : a madeira é muito usada em espaços exteriores por ser:

Uma matéria-prima, o que faz com que se integre na perfeição com a paisagem e o ambiente natural de um jardim;

Um material ultra resistente que enfrenta as mudanças de temperatura sem sofrer consequências. Devido aos óleos naturais contidos na madeira, apresenta-se como uma excelente opção para climas húmidos e temperaturas reduzidas.

Tenha em conta que todas as luminárias que instalar no exterior devem ter uma proteção com uma classificação IP44 - para garantir que resistam a salpicos de água. Se desejar colocar os suportes de iluminação de jardim perto de um lago ou piscina, aconselhamos a que escolha luminárias com uma classificação de proteção IP65.

Por que motivo a iluminação de jardim em madeira é a melhor aposta para o exterior da sua casa?

 

3-carmo-iluminacao-jardim.jpg

Vamos agora analisar com mais detalhe as vantagens de escolher luminárias em madeira para exterior. A verdade é que tanto a funcionalidade como a aparência desempenham um papel essencial no momento da escolha.

Em termos estéticos, a madeira enquadra-se em vários estilos de decoração e dá um toque charmoso ao jardim, terraço ou varanda. Uma boa iluminação de jardim contribui para encontros perfeitos no exterior.

Em termos funcionais, é um material muito resistente a todo o tipo de agentes corrosivos.

Em termos de sustentabilidade, a madeira é também a melhor opção. Para além de os resíduos da madeira serem recicláveis e poderem ser transformados em produtos diferentes, o processo de fabrico da madeira retira o carbono da atmosfera durante décadas. Estamos perante um produto-modelo para a transição para uma economia circular.

Veja a nossa seleção de iluminação de jardim em madeira

Agora que está a par das luminárias disponíveis e que já sabe que, ao investir em iluminação de jardim, deve optar por materiais que resistam às agressões externas, pode começar a montar o ambiente que garantirá o conforto que procura no seu espaço exterior.

Uma área com uma iluminação de jardim de qualidade pode ser palco de bons momentos durante muitos anos. Tenha tudo isto em conta no seu planeamento e opte por luminárias de madeira.

Conheça os vários modelos disponíveis de iluminação de jardim no website da Carmo Wood e conte com a nossa equipa especializada para esclarecer qualquer dúvida e disponibilizar aconselhamento personalizado.