Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Deck de madeira, compósito ou cerâmico: Como escolher o melhor material para o seu espaço exterior

Carmo

Carmo Wood

11/19/2022

Construir um deck torna qualquer espaço exterior mais confortável e sofisticado. Optar por decks em madeira, por exemplo, é uma solução ecológica, que oferece segurança ao caminhar e conforto térmico.

Este tipo de pavimento é encontrado com frequência em esplanadas, terraços, jardins, zonas com piscina e passadiços. Apesar dos decks em madeira serem os mais comuns, existem outros tipos de materiais que pode considerar para a construção do seu deck.

Gostava de melhorar o seu espaço de lazer com a instalação de um deck? Aprenda, neste artigo, a escolher o material de acordo com as suas necessidades.

Do deck de madeira ao cerâmico: Conheça os diferentes tipos de deck existentes

No mercado, existem três soluções funcionais de decks: deck em madeira natural, compósito e cerâmico. Cada tipo de pavimento é feito com base num material diferente e a escolha de cada um depende da sua funcionalidade e do local de instalação.

Deck de madeira natural

Escolher decks de madeira é uma solução bastante utilizada para quem pretende embelezar áreas exteriores e torná-las mais acolhedoras. A madeira oferece uma sensação de conforto térmico e, por essa razão, este tipo de deck é ideal para zonas com piscinas onde se caminha descalço.

Os decks de madeira tradicionais consistem no encaixe de tábuas individuais de madeira sobre uma estrutura montada por profissionais. Existem também decks de madeira modulares - uma opção mais económica, que dispensa mão de obra especializada para a instalação.

Ao escolher este tipo de deck, é importante ter em conta que a madeira é um material natural e está sujeita ao desgaste, mesmo que seja de alta qualidade. Fungos, raios UV e humidade podem ser nocivos, levando ao apodrecimento da madeira e à criação de farpas.

Os decks de madeira tradicionais precisam de manutenção anual e a sua durabilidade varia entre 10 a 30 anos, dependendo das condições atmosféricas a que estão expostos.

Carmo
Deck de madeira, compósito ou cerâmico: Como escolher o melhor material para o seu espaço exterior

Deck compósito

O deck compósito é um pavimento ecológico fabricado com uma mistura entre fibras de madeira natural e PVC ou polipropileno. Este material alia a estética rústica e sofisticada da madeira com o pragmatismo e o conforto.
Este tipo de deck resulta de um processo tecnológico de transformação de madeira que torna as tábuas mais resistentes às condições atmosféricas, aos fungos e à humidade. Por essa razão, tem uma vida útil superior à madeira natural. A manutenção também é mais simples, bastando manter o deck limpo com água.
Além de resistente, é seguro para caminhar, pois é antiderrapante e mantém-se sem lascas. Contudo, é um material que aquece mais com a exposição solar, quando comparado com a madeira natural.


Carmo
Deck de madeira, compósito ou cerâmico: Como escolher o melhor material para o seu espaço exterior

Deck cerâmico

O deck cerâmico é a opção que menos necessita de manutenção, pois tem uma maior resistência às condições atmosféricas.
Ao contrário da madeira e do compósito, este este tipo de pavimento oferece uma sensação térmica fria e é mais escorregadio, mesmo quando tem tratamento antiderrapante.
Instalar um deck cerâmico pode demorar mais tempo e implica mais custos, em comparação com os restantes materiais. O piso deve estar bem nivelado e, por isso, antes da instalação pode ser necessário recorrer à mão de obra de um pedreiro.

Carmo
Deck de madeira, compósito ou cerâmico: Como escolher o melhor material para o seu espaço exterior

O que deve ter em conta na hora de escolher um deck em madeira, em compósito ou cerâmico

Um deck muda por completo o aspeto de qualquer espaço exterior. Além disso, é um investimento em que pode economizar se for feito de forma consciente. A escolha do material para o deck envolve, por isso, algumas dúvidas.
Mais do que a parte estética, é crucial olhar para os aspetos funcionais na hora de escolher o deck. A resistência e durabilidade do material, assim como a instalação e manutenção do deck devem ser os pontos-chave de análise.

Resistencia e durabilidade

Por serem instalados em espaços exteriores, os decks estão expostos a todas as adversidades climáticas. Por essa razão, o material deve ser resistente e ter qualidade para aguentar intacto ao longo dos anos, sem farpas e sem fungos.
O pavimento também tem de ser resistente o suficiente para aguentar o peso de pessoas e estruturas. Se optar por um deck em madeira, saiba que esta deve ser dura e de elevada densidade.
O deck compósito é a alternativa que oferece mais resistência aos raios UV e à absorção de água. Este material tem também uma maior durabilidade, em comparação com a madeira natural.

Instalação e manutenção

Quer uma opção “para ontem” ou pode esperar mais tempo? Os custos importam? Estas são as questões em que se deve pensar na hora de escolher o tipo de deck.

O deck compósito e os decks de madeira são de rápida instalação. As maiores diferenças estão nos cuidados a ter: enquanto que o deck de madeira exige manutenção anual, o deck compósito apenas precisa de ser limpo, como qualquer outro pavimento.

Já o deck cerâmico, para além de ser instalado de forma diferente, leva também mais tempo para ser aplicado pela questão do nivelamento do piso.

Descubra a linha de decks em madeira da Carmo Wood

Se analisou todos os fatores e optou por um deck em madeira, saiba que na Carmo Wood fornecemos madeira para decks ou executamos a obra chave na mão.

A Carmo Wood é a principal fornecedora de decks e passadiços das praias de Norte a Sul do país. Além disso, a nossa madeira tem uma garantia de 20 anos contra o apodrecimento precoce.

Veja o catálogo no nosso website com as várias opções disponíveis e solicite um orçamento.