Carmo Wood
Materiais de Construção
Carmo

O mito do fogo como inimigo dos edifícios em madeira

Carmo

Carmo Wood

11/9/2020

Existe uma ideia generalizada de que o Fogo é uma preocupação quando se trata da construção de edifícios cuja estrutura base é a Madeira, ou seus derivados.

Esta é, na verdade, uma das maiores dúvidas quando toca a optar pela construção em madeira. Ora, é importante desmistificar este tema uma vez que a madeira é, pelo contrário, o material que melhor se comporta com altas temperaturas.

Mas vamos por partes. É intuitivo que a madeira arde, mas o que as pessoas desconhecem é que para a madeira arder necessita de altas temperaturas, de muito calor para iniciar a sua combustão, e demora muito tempo a arder.

O que também nos esquecemos frequentemente é que os maiores inimigos do fogo, dentro de casa, são os produtos muito mais facilmente inflamáveis e focos de combustão como colchões, todo o recheio das casas, gás doméstico, produtos de limpeza, cortinas, tapetes e até a nossa própria roupa. Estes são os verdadeiros motivos de ignição do fogo.

A madeira, por sua vez, é talvez o material que melhor se comporta com altas temperaturas. O aço e o betão armado colapsam quando expostos a temperaturas altas. A madeira, pelo contrário, tem tempos de colapso muito maiores e é por isso que as Normas Europeias de Construção defendem a resistência das estruturas em madeira contra quaisquer outras.

E por último, mas talvez mais importante do que tudo, temos a inovação, que é a porta estandarte da Carmo Wood. Com efeito, atualmente, as construções modernas em madeira têm uma engenharia de projeto e construção que defende estes materiais de ignições, muito mais do que qualquer outro tipo de construção! Falo-vos das proteções retardadoras do fogo, dos tratamentos industriais modernos que evitam ataques de insetos ou podridões fazendo com que a madeira se torne muito menos vulnerável ao fogo.

Madeira, o material de construção do século XXI.