Carmo Wood
Materiais de Construção
Carmo

Serão as casas de madeira menos estéticas? Descubra como é possível personalizá-las

Carmo

Carmo Wood

5/16/2024

Encaradas por muitos como uma alternativa mais sustentável face à habitação convencional, as casas de madeira, em Portugal, despertam cada vez mais interesse.

Quando comparadas com as casas tradicionais, as casas modulares em madeira oferecem muitas vantagens. A resistência e durabilidade dos materiais, um orçamento fixo e a rapidez da construção são algumas das suas vantagens. No entanto, estas casas pré-fabricadas envolvem ainda muitas dúvidas e mitos.

Ao longo deste artigo, iremos abordar o aspeto estético de uma casa de madeira moderna: serão estas construções feias e todas iguais, como muitos pensam?

Listamos ainda 5 sugestões para personalizar casas de madeira, por dentro e por fora.

Carmo

As casas em madeira são feias e parecem todas iguais - verdade ou mito?

Quando surgiram, na década de 80, as casas de madeira em Portugal eram, de facto, muito limitadas em termos de design e possuíam poucas opções de personalização. No entanto, hoje as coisas evoluíram bastante neste setor.

Na atualidade, é possível ter uma casa de madeira moderna, de linhas contemporâneas e ao seu gosto. Por se tratar de uma construção modular, pode até ir aumentando esta habitação à medida das suas necessidades familiares.

As casas de madeira em Portugal têm cada vez mais procura, quer para servirem como residência permanente, segunda casa ou para a criação de alojamento local ou outros empreendimentos turísticos.

5 Formas de personalizar casas de madeira modernas

Carmo

1. Tire partido da flexibilidade de design

Um dos maiores benefícios de construir uma casa de madeira pré-fabricada é a liberdade de poder personalizá-la na fase de projeto, de acordo com as suas preferências, gostos e necessidades.

As formas gerais, os layouts das divisões e a área de uma casa de madeira moderna podem ser ajustados a cada situação. A flexibilidade estrutural que esta construção oferece, tanto no interior como no exterior, é uma das suas vantagens mais relevantes.

2. Personalize as fachadas e as áreas exteriores

Carmo

Nem sempre uma casa de madeira moderna possui as tradicionais fachadas em madeira. Pode revestir a estrutura ao seu gosto, usando várias alternativas, como pedra, vidro, azulejo, ETICS ou alvenaria, por exemplo.

Ou seja, a estética exterior de uma casa de madeira apresenta inúmeras possibilidades. Conjugando diferentes cores e materiais com a madeira estrutural é possível integrar estas construções na paisagem de uma forma harmoniosa.

Criar um deck, uma área de sombra pergolada ou uma piscina são outras maneiras de personalizar o exterior destas habitações, criando espaços únicos para toda a família.

3. Personalize os espaços interiores

Mesmo que prefira manter uma aparência rústica no exterior, uma casa de madeira moderna pode ter espaços interiores luxuosos, com acabamentos e equipamentos de alta gama.

É possível personalizar o revestimento aplicado no piso, paredes e tetos, podendo manter a madeira ou sobrepor-lhe outros materiais. Microcimento, vidro e acrílico são apenas algumas das possibilidades que pode aplicar nas diferentes divisões.

Também nas portas, janelas e armários é possível personalizar e colorir as áreas interiores como preferir, para que vão ao encontro do seu gosto pessoal e do seu estilo de vida.

4. Incorpore elementos sustentáveis

As casas de madeira em Portugal são hoje uma opção muito popular, pois permitem aplicar os princípios da sustentabilidade à construção.

A madeira é um recurso natural renovável e com enorme potencial para a construção, uma vez que possui excelentes propriedades de isolamento e conforto. Assim, permite construir uma casa de madeira moderna eficiente em termos energéticos.

Nestas casas é possível escolher materiais ecológicos, maximizar a entrada de luz natural e integrar espaços verdes únicos, para melhores resultados.

5. Aposte na tecnologia

Uma casa de madeira moderna pode ser equipada com os mais recentes equipamentos tecnológicos. Além de maximizar o seu conforto e qualidade de vida vai também otimizar os consumos energéticos da sua casa.

Controlar a temperatura interior, a entrada de luz pelas janelas ou gerir um sistema de som por toda a casa já é possível nas casas de madeira, em Portugal.

Ultrapassados os principais mitos e dúvidas sobre viver numa casa de madeira em Portugal, esta opção está em alta. O seu design moderno e o aspeto da sustentabilidade na construção são fatores que levam cada vez mais pessoas a optar por este tipo de habitação.

Procura casas de madeira em Portugal? Conheça as casas modulares da Carmo Wood

Carmo

Na Carmo Wood, aplicamos a nossa expertise na construção de diversos modelos de casas de madeira pré-fabricadas. Temos uma grande variedade de casas modulares em madeira, adaptáveis a diferentes estilos arquitetónicos, mais tradicionais ou mais contemporâneos.
Conheça melhor a nossa oferta, explore as diferentes opções, em tipologias e design, e encontre aqui a sua futura casa.

Ligar Agora

👋 Olá! Precisa de ajuda? Ligue para o nº +351 300 528 124

Chamada para rede fixa nacional