Vedações em madeira: Aposte em barreiras acústicas sustentáveis para reduzir os níveis de ruído
Carmo Wood
5/13/2024
Índice de Conteúdos
A exposição ao ruído, acima de uma certa intensidade e duração, prejudica o conforto das pessoas e deve ser controlado. Criar uma vedação com barreiras acústicas em madeira é uma solução eficaz para minimizar os níveis de ruído em muitas situações.
No quotidiano, as fontes de ruído à nossa volta são variadas. O barulho pode vir de obras de construção civil, aeroportos, rodovias e ferrovias, incomodando e prejudicando a saúde das pessoas que vivem ou circulam nas áreas envolventes. Muitas vezes, as barreiras acústicas são essenciais para garantir bons níveis de conforto auditivo.
Com a leitura deste artigo vai ficar a conhecer:
- Diferentes aplicações das barreiras acústicas;
- 4 Vantagens de optar por instalar barreiras acústicas em madeira;
- Como funcionam as vedações em madeira “Silent Wood”, desenvolvidas pela Carmo Wood.
Quais as aplicações das barreiras acústicas?
Os meios de transporte são uma das principais fontes de ruído com que lidamos no nosso dia a dia. As estradas e as autoestradas produzem, muitas vezes, um barulho constante que incomoda e diminui a qualidade de vida das populações nas suas proximidades.
Em Portugal, é o Regulamento Geral do Ruído (RGR) que controla e regula o ruído ambiental no sentido de proteger a saúde e o bem-estar dos cidadãos. O Regime de Avaliação e Gestão do Ruído Ambiente (RAGRA) complementa as normas desse regulamento.
Em muitas situações, para garantir o cumprimento da legislação em vigor quanto aos limites máximos de ruído, é necessário instalar barreiras acústicas. Estas podem refletir o som numa determinada direção ou absorver as suas ondas, evitando que se propaguem na atmosfera.
O resultado é uma diminuição significativa da poluição sonora, que proporciona um aumento do bem-estar das pessoas, tanto durante o dia, como nas horas reservadas ao descanso noturno.
4 Benefícios das barreiras acústicas em madeira
Recorrer a uma vedação composta por barreiras acústicas em madeira é uma boa forma de melhorar o isolamento acústico em residências, empresas, escolas ou áreas de lazer, por exemplo. Estas barreiras absorvem ou refletem as ondas de som das mais diversas fontes de ruído e possuem muitas vantagens:
1. São eficazes no isolamento acústico
Pelas propriedades físicas e estruturais da madeira, este material possui excelentes capacidades de absorção e reflexão do ruído. Para melhorar o seu potencial como barreira acústica, estas soluções podem ser conjugadas com outros materiais isolantes, como a lã de rocha, por exemplo.
2. Enquadram-se em qualquer ambiente
A madeira é um material que possui uma elevada beleza estética, podendo integrar-se de modo harmonioso tanto em paisagens naturais, como urbanas. Ou seja, é possível decorar e aumentar o conforto acústico usando vedações em madeira.
3. Representam uma opção sustentável
As vedações em madeira são elaboradas à base de matérias-primas renováveis e recicláveis, o que faz desta uma escolha sustentável e amiga do ambiente. Criar soluções de isolamento acústico usando vedações em madeira é uma opção mais ecológica do que as vulgares alternativas em metal ou em cimento.
4. Simples de instalar e de manter
A instalação, manutenção e reparação de vedações de madeira, quando usadas como barreiras acústicas, são processos muito simples em comparação com soluções equivalentes de metal ou betão. Por ser um material resistente e durável, a madeira é uma boa aposta para criar barreiras protetoras contra o ruído.
Como funcionam as vedações em madeira “Silent Wood”
Esta solução, desenvolvida pela Carmo Wood, foi a primeira barreira acústica certificada em Portugal. As vedações “Silent Wood” foram avaliadas pelo LNEC quanto à sua capacidade de absorção sonora e de isolamento acústico.
As vedações em madeira “Silent Wood” reduzem os níveis de ruído causado por rotas rodoviárias, ferroviárias e na proximidade de aeródromos e aeroportos. Sempre que for necessário aumentar o conforto acústico em áreas residenciais, escolas, empresas ou condomínios, esta é uma boa escolha.
Estas vedações acústicas são elaboradas em madeira certificada FSC e sujeitas a um tratamento prévio em autoclave, o que lhes atribui garantia contra o apodrecimento precoce. Podem ser construídas com ou sem tardoz e assumir uma função refletora ou absorvente do som.
As vedações “Silent Wood” absorventes são de classe B3, com uma capacidade de atenuação de ruído de 32 dB. Já as vedações “Silent Wood” refletoras integram a mesma classe B3 e possuem uma capacidade de atenuação de ruído de 27 dB.
Para aumentar a sua eficiência de isolamento é possível incorporar nas barreiras acústicas “Silent Wood” um revestimento em lã de rocha. Isto significa que esta solução pode ser ajustada a qualquer exigência técnica ou estética.
Descubra as barreiras acústicas sustentáveis da Carmo Wood
Usar soluções sustentáveis como as vedações em madeira tem sido uma tendência crescente na arquitetura. Para além da sua inegável beleza, a madeira possui propriedades que a tornam uma excelente opção, tanto para isolamento térmico como acústico.
Na Carmo Wood, desenvolvemos as barreiras acústicas “Silent Wood” para reduzir os níveis de ruído em todos os cenários. Estas vedações de madeira podem ser personalizadas para cada cliente, do ponto de vista estético.
Se procura uma solução sustentável, eficiente, leve e durável, descubra a primeira barreira acústica elaborada em madeira certificada em Portugal!