Carmo Wood
Decoração de Interiores
Carmo

Vigas de madeira visíveis: como enquadrá-las na decoração (com exemplos)

Carmo

Carmo Wood

1/10/2023

Longe vai o tempo em que as vigas eram usadas apenas com o objetivo utilitário de sustentar o teto e trazer estabilidade às casas. Hoje em dia, as vigas de madeira têm também uma função decorativa e dotam os espaços interiores de mais conforto, calor e personalidade.

Muito apreciadas pelos arquitetos escandinavos, as vigas de madeira contribuem de forma positiva para a acústica dos espaços e, em simultâneo, aumentam o conforto térmico. Para além disso, são 100% biodegradáveis.

Num momento em que a estética moderna anda de mãos dadas com a rústica, expor as vigas de casa passou a ser um statement de modernidade. Vamos aprender como tirar partido desta nova tendência de decoração de interiores?

Vigas de madeira: inspiração para a sua casa

As vigas de madeira visíveis unem o melhor de dois mundos - elegância e conforto. Seja para criar um estilo rústico ou para dar um toque extra de charme à sua habitação ou espaço comercial, é certo que esta tendência veio mesmo para ficar.

Mas, afinal, como tirar partido e usar vigas de madeira na decoração de interiores? Continue a ler e deixe-se inspirar pelas nossas dicas.

Vigas de madeira na sala

Carmo
Vigas de madeira visíveis: como enquadrá-las na decoração (com exemplos)

Comecemos pelo teto. As vigas de madeira assumem-se como uma opção mais barata e sustentável para devolver a nobreza a tetos antigos. São também uma boa solução caso deseje esconder fios e cabos elétricos.

Além do aspeto estético, as vigas têm um enorme potencial utilitário - seja como prateleiras para livros ou como estrutura de apoio para plantas. Disponíveis em várias texturas e tamanhos, algumas aplicações de vigas oferecem ainda a possibilidade de adicionar iluminação embutida.

As vigas de madeira servem também para estruturar o espaço e criar "divisórias" na casa, separando diferentes ambientes e delimitando espaços contíguos como a sala de jantar e a sala de estar (também funcionam muito bem em cozinhas e salas abertas).

Se tem dúvidas sobre as tonalidades a evitar, saiba que as vigas com acabamento antigo ficam muito bonitas em divisões com paredes brancas. Este contraste - muito apreciado pela arquitetura escandinava - promete tornar a sua casa ainda mais acolhedora.

Vigas de madeira no quarto

Carmo
Vigas de madeira visíveis: como enquadrá-las na decoração (com exemplos)

Se pensa que as vigas de madeira só funcionam em casas senhoriais, saiba que as vigas têm a capacidade de tornar os espaços mais amplos, pelo que são uma boa opção para casas mais pequenas. Elas podem mesmo transformar o seu quarto, adicionando-lhe mais amplitude, calor e conforto.

São também um ótimo prolongamento da mobília. E por falar em móveis, se pensa que a sua mobília de quarto é muito moderna para encaixar com vigas de madeira, lembre-se que os melhores resultados são conseguidos através da mistura de estilos. Arrisque!

Para quartos monocromáticos, experimente diferentes combinações de cor para obter um resultado único.

Vigas de madeira na casa de banho

Carmo
Vigas de madeira visíveis: como enquadrá-las na decoração (com exemplos)

Na casa de banho, pode utilizar as vigas como:

  • Base para elevar a banheira;
  • Estrutura para instalar o lavatório;
  • Prateleiras de arrumos.

Experimente e descubra como este toque rústico confere uma dose extra de personalidade à sua casa de banho.

Vigas de madeira no jardim

Carmo
Vigas de madeira visíveis: como enquadrá-las na decoração (com exemplos)

Como já foi dito, as vigas de madeira decorativas são uma tendência que se estende a todos os espaços e ambientes da casa - inclusive ao exterior. As vigas podem ser usadas para criar varandas e como suporte de vasos suspensos.

Outro elemento que tem adquirido bastante popularidade nos últimos anos é a pérgola. Feita de vigas de madeira, a pérgola é muito procurada para embelezar a área exterior das casas e, em simultâneo, cria zonas de sombreamento, contribuindo para um maior conforto térmico nas estações mais quentes do ano.

Encontre vigas em madeira na Carmo Wood

Agora que já conhece algumas das formas de aplicação das vigas de madeira visíveis e está a par desta tendência, é normal que surjam muitas dúvidas. Recomendamos que entre em contacto com a equipa de apoio ao cliente da Carmo Wood que está à disposição para esclarecer qualquer questão sobre estes produtos.