Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

5 Dicas para tornar o seu jardim mais acolhedor com iluminação exterior

Carmo

Carmo Wood

1/18/2023

Tem um espaço exterior e quer saber como iluminá-lo da melhor forma? Com as nossas dicas de iluminação exterior irá descobrir como desfrutar em pleno do seu jardim.

5 Dicas de iluminação exterior

A iluminação é muito importante para conseguir tirar o máximo partido da zona exterior da sua casa. Pode ser usada para:

De seguida, partilhamos algumas dicas de iluminação exterior para dotar o seu jardim de mais conforto visual.

Carmo
5 Dicas para tornar o seu jardim mais acolhedor com iluminação exterior

Menos é mais

Recomendamos que visite o jardim à noite e identifique os pontos que carecem de iluminação - vias de acesso, mesa de refeições, terraços externos, piscina, entre outros. Ilumine apenas os sítios onde faz falta a luz.

Combine três tipos de iluminação exterior no jardim

Iluminação geral

Aposte numa luminária de jardim alta para criar uma iluminação funcional de todo o espaço. Por norma, quanto mais alto se encontra a luminária, maior é a área a ser iluminada. A potência da lâmpada também tem bastante influência: quanto maior a potência, maior a visibilidade.

Iluminação indireta

Invista em luminárias de parede (arandelas) que oferecem uma iluminação de jardim indireta. Estes tipos de luminárias de jardim são indicadas para iluminar locais de passagem, portas de acesso, paredes, muros e varandas, auxiliando na perceção da área externa da casa.

Luminárias de chão

Acrescente ainda ao seu jardim iluminação específica, através de luminárias de chão, como na entrada/saída para o jardim, acessos à garagem e à casa. As luminárias de chão tornam mais segura a locomoção pelo jardim. Podem também ser usadas na iluminação de plantas (a partir de baixo), criando um efeito estético muito bonito.

Escolha bem a lâmpada

Opte por lâmpadas LED que iluminam o ambiente sem emissão de calor. Para além de serem mais económicas, duradouras e sustentáveis, estas lâmpadas podem ser encontradas em diferentes tonalidades de cor.

Recomendamos que opte por uma cor quente (luz amarela) para criar um ambiente mais acolhedor e aconchegante. Esta é a temperatura de cor perfeita para evitar queimar as plantas.

Pode também usar diferentes tonalidades para criar a perceção de espaços distintos no seu jardim.

Opte por luminárias de jardim resistentes

Invista em luminárias de jardim em madeira. São mais resistentes às agressões externas, caso opte por madeira tratada, duram mais tempo e, sendo um material natural, integram-se melhor no ambiente, tornando-o mais acolhedor e rústico.

Uma área com uma iluminação de jardim de qualidade pode ser palco de bons momentos durante muitos anos. Tenha tudo isto em conta no seu planeamento e opte por luminárias de madeira.

Torne o espaço mais amplo com iluminação exterior

Para espaços menores, opte por lâmpadas suspensas (ou embutidas no chão/parede) para otimizar todo o potencial do espaço.

Carmo
5 Dicas para tornar o seu jardim mais acolhedor com iluminação exterior

Sugerimos também que aposte numa luminária de parede para criar a ilusão de maior espaço envolvente. Quando o jardim é pequeno e se iluminam as superfícies verticais, isto confere ao espaço uma sensação de maior amplitude.

As luminárias de parede também podem ser usadas em portões, nas portas de acesso ao jardim e também nos pontos estratégicos da fachada da residência ou nos muros.

Veja a nossa seleção de iluminação exterior em madeira

Luminárias de madeira, com lâmpadas LED de cor quente, posicionadas nos locais corretos, fazem toda a diferença num jardim. Para perceber quantas luminárias necessita e determinar onde devem ser posicionadas, conte com a ajuda de um profissional especializado da CARMO Wood.

Conheça os vários modelos disponíveis de iluminação de jardim no website da Carmo Wood e conte connosco para esclarecer qualquer dúvida e obter aconselhamento personalizado.