Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Carmo

Carmo Wood

1/19/2023

A aplicação de Mulch é uma prática de jardinagem essencial para a saúde do solo. Consiste na cobertura do solo ajardinado e vasos de plantas decorativas, com materiais que protegem a terra e as plantas das condições atmosféricas, como o frio, a geada e o calor, permitindo uma melhor drenagem e prevenindo o crescimento de ervas daninhas.

Um jardim bonito, com plantas que transparecem vitalidade, requer alguns cuidados fundamentais. O mulch é uma prática ecológica com vários benefícios:

  • Reduz o impacto das chuvas;
  • Retém a humidade no solo;
  • Nutre e enriquece o solo (dependendo do tipo de material utilizado);
  • Regula a temperatura do solo;
  • Oferece um acabamento requintado na decoração de jardins e plantas da sua casa.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Se quer ter um jardim elegante com plantas viçosas o ano inteiro, este artigo é para si. Aprenda a escolher o tipo de Mulch e conheça técnicas para a cobertura durar.

Conheça os vários tipos de mulch que existem

O Mulch pode ser inorgânico ou orgânico. A cobertura morta orgânica é produzida com resíduos naturais, como a casca de madeira, palha de pinheiro e compostos domésticos. Para além da proteção do solo, estes componentes também o nutrem.

Já o mulch inorgânico é produzido com materiais sintéticos e apenas atua na proteção do solo. Se for constituída por pedras, este tipo de cobertura pode ser mineral.

Veja os vários tipos de mulch que existem e faça a sua escolha consoante o seu objetivo e o tipo de terreno que pretende cobrir.

Mulch de casca de madeira

O mulch orgânico produzido com casca de madeira de pinheiro pode ser utilizado para decorar jardins, vasos de plantas e projetos paisagísticos, mas também na agricultura para garantir um solo nutrido.

Para projetos de decoração exterior, a cobertura para o solo com casca de madeira de pinheiro pode ser utilizada ao redor de árvores, assim como em canteiros e floreiras. Se o seu jardim tiver vários elementos decorativos em madeira, usar este mulch torna a estética mais harmoniosa.

Para a agricultura, a casca de madeira de pinheiro é uma escolha recorrente dos agricultores para a melhoria dos solos. Esta utilização:

  • Combate as pragas;
  • Impede o crescimento de ervas daninhas;
  • Funciona como corretivo orgânico do solo;
  • Reduz a evaporação e ajuda a economizar água na rega.

A casca de madeira de pinheiro tende a mover-se quando o vento está mais forte ou nos dias de chuva. Por isso, é recomendado optar por pedaços de madeira pesados ou com maior consistência. O mulch produzido através de casca de pinheiro calibrada evita as poeiras e as lascas.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Mulch de madeira triturada e aparas

A madeira triturada e as aparas de madeira são produtos resultantes da reciclagem dos resíduos de madeira. Por essa razão, são um composto orgânico e ecológico.

À semelhança do mulch de casca de madeira de pinheiro, a cobertura produzida a partir de madeira triturada ou aparas, nutre e preserva o solo em simultâneo. Contudo, as aparas são muito leves e tornam-se difíceis de manter no solo.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Mulch de composto doméstico

O composto doméstico é produzido através do processo de compostagem de resíduos como restos de vegetais e frutas, cascas de batata, cascas de ovo esmagadas, borras de café, entre outros.

Este tipo de mulch funciona como fertilizante, por ser rico em nutrientes para o solo. É uma cobertura orgânica amiga do ambiente, mas sem qualquer efeito decorativo, pelo seu aspeto e odor indesejado.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Mulch de palha de pinheiro

A palha de pinheiro consiste nas agulhas que caem dos pinheiros e que secam, criando uma cobertura morta resistente à chuva e às ervas daninhas.

Este tipo de mulch é utilizado na jardinagem e na agricultura, sendo recomendado para plantas que contêm níveis excessivos de ácido no solo: rosas, rododendros, azáleas e vegetais como a cebola e o alho.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

4 cuidados essenciais para manter o mulch intacto no seu jardim

Pode ser difícil aguentar o mulch durante muito tempo no jardim. Dependendo do material, alguns pedaços podem voar com o vento, enquanto outros podem flutuar com a chuva abundante no inverno.

Tome nota dos seguintes cuidados para que o mulch se mantenha intacto no seu jardim por um longo período:

Escolha bem o tipo de mulch

Como explicamos em cima, deve escolher o tipo de mulch que melhor se enquadra com o terreno que tem. Para manter a cobertura intacta no jardim durante o máximo tempo possível, é recomendado escolher uma que seja resistente e que hidrate o solo.

Recorde-se que materiais mais pesados tendem a durar mais tempo.

Evite camadas inferiores

Camadas inferiores como tecido de paisagismo preto, panos de madeira ou folhas de plástico devem ser evitados porque criam uma superfície lisa, propensa ao deslize do mulch.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Aplique o mulch em camadas finas

Primeiro deve limpar e nivelar o solo na área em que pretende aplicar o mulch, tirando todas as ervas daninhas existentes. Depois, aplique a cobertura que escolher por camadas finas, em vez de adicionar logo tudo de uma vez.

Borde as áreas do jardim onde o mulch é aplicado

O mulch pode ser aplicado em floreiras e no solo ao redor de árvores e plantas. É recomendado bordar as áreas do seu jardim que vão ser cobertas, de modo a evitar que o mulch saia do lugar.

Carmo
Guia completo: Saiba como escolher e manter o Mulch intacto no seu jardim

Encontre mulch de qualidade feito com casca de pinheiro na Carmo Wood

Agora que já tem as informações mais importantes sobre esta técnica de jardinagem, está na hora de aplicar o conhecimento. Encontre mulch orgânico de qualidade na Carmo Wood, assim como vários produtos e acessórios para jardim.

O nosso mulch é produzido com casca de pinheiro calibrada. Veja o nosso catálogo online com as várias opções disponíveis.