São imensas as opções de pavimento existentes no mercado, mas o chão em madeira tem ganho popularidade ao longo dos anos. Sabemos que escolher o revestimento ideal para o chão da sua sua casa pode parecer uma tarefa complexa, mas continue a ler e descubra:
Quando falamos de pavimentos, há duas categorias a ter em mente: piso quente e piso frio.
O piso quente é um mau condutor de calor, ou seja, retém a temperatura ambiente, conferindo uma sensação de aconchego e conforto ao toque. O chão em madeira é um exemplo de piso quente, ideal quer para os meses de inverno como para os meses mais quentes.
Por sua vez, o piso frio é um bom condutor de calor, muito apreciado no verão, já que provoca uma sensação de frescura ao ser pisado. O porcelanato e o cimento queimado são exemplos de pisos frios.
Para fazer a escolha certa em relação ao pavimento da sua casa, importa ter em consideração o orçamento disponível, o seu gosto pessoal e a estética que pretende incorporar em cada divisão.
Vamos aprender um pouco mais sobre o pavimento em madeira e explorar os outros revestimentos disponíveis no mercado? De seguida, partilhamos a lista de pavimentos quentes e frios que tem à disposição.
O pavimento em madeira cria um ambiente muito acolhedor em qualquer divisão da casa. Para além da durabilidade e das funcionalidades termo-acústicas, o soalho é sempre agradável ao toque e confere uma dose extra de conforto a qualquer espaço. Quer nos meses de inverno (por não ter um toque frio) quer nos meses mais quentes, o toque da madeira tem uma temperatura ideal.
O pavimento laminado é um pavimento flutuante composto por várias camadas sobrepostas de materiais diferentes. Por este motivo, apresenta uma boa resistência e durabilidade e é uma boa opção para casas com muitas pessoas e divisões com muito uso.
O piso vinílico, também conhecido como PVC, combina os atributos estéticos da madeira com a resistência dos materiais de última geração. O PVC pode ser flutuante, adesivo ou a rolo.
A cerâmica é uma opção para habitações com animais e agregados familiares com crianças, que necessitam de limpeza com frequência e pode ser utilizada água sem restrições.
O porcelanato adequa-se a todos os ambientes internos - desde o quarto à casa de banho. É também um material adequado para zonas externas, como o quintal e a churrasqueira.
O granito pode ser utilizado em pavimentos interiores e exteriores e é muito procurado por motivos estéticos - por exemplo, se deseja ter o mesmo material tanto no chão como na bancada da sua cozinha, o granito é a escolha ideal.
O mármore é muito utilizado nas bancadas, paredes, casas de banho e soleiras, mas também é possível investir num piso em mármore. Como se trata de um piso frio, recomendamos que, na estação mais fria, recorra a tapetes para conferir mais aconchego ao seu lar.
O cimento queimado tradicional é uma técnica que mistura cimento, água e areia aplicada sobre o piso bem nivelado. O efeito de cimento queimado é muito procurado por quem pretende dar um ar industrial e moderno à casa.
Além de apresentar atributos físicos, como a estética, a durabilidade e a resistência, o soalho em madeira evita a acumulação de ácaros e poeiras, é reciclável e mantém o espaço com bom isolamento térmico. Além disso, atua também na valorização do imóvel. Sabia que o chão em madeira pode valorizar a sua casa até 30% do valor final da propriedade?
Agora que já conhece as vantagens técnicas do chão em madeira e está a par dos outros tipos de pavimento existentes no mercado, é normal que surjam muitas questões. Recomendamos que entre em contacto com a equipa de apoio ao cliente da Carmo Wood que está à disposição para esclarecer qualquer questão sobre estes produtos.