Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Telheiros em madeira: esclareça todas as suas questões

Carmo

Carmo Wood

3/12/2023

São várias as vantagens dos telheiros em madeira, em especial por servirem de resguardo, tornando o espaço mais versátil.

Neste artigo respondemos a algumas questões relacionadas com a construção de telheiros ou pérgolas, sobre opções standardizadas, licenças e tipos de coberturas que pode utilizar. Assim poderá fazer uma escolha consciente, antes de iniciar o processo de compra.


O que ponderar antes de iniciar a construção de um telheiro em madeira ou de uma pérgola?


Os telheiros em madeira são ótimos para tornar mais aconchegante um espaço de lazer no jardim, ou mesmo para um espaço para churrascos. Mas antes de construir um, deve planear bem e delinear o espaço necessário para o telheiro.

Alguns pontos que deve ter em atenção são os seguintes:

Carmo
Telheiros em madeira: esclareça todas as suas questões


Qual o tamanho pretendido para o telheiro em madeira?

Para que a estrutura se adeque ao espaço disponível, deve verificar a área que precisará de telheiro, para que as medidas correspondam. Isto é também importante, pois dependendo da área ocupada, pode necessitar de uma licença.

Qual o seu orçamento?

O orçamento está dependente do tamanho do telheiro que quer construir, dos materiais que vai utilizar, ou que tipo de tratamento que esses materiais podem requerer.

Por isso, antes de começar, é recomendável fazer um orçamento prévio de quanto pode gastar, evitando custos imprevistos e desnecessários.

O telheiro em madeira será anexado à casa ou construído à parte?

Por ser um material versátil, a madeira condiz bem com qualquer ambiente, mas se decidir construir o telheiro anexado à casa, deve ter especial atenção para que ambos conjuguem entre si.

No caso de preferir o telheiro à parte, é mais fácil conjugar a estrutura com os restantes elementos. Deve garantir apenas que o acesso ao telheiro em madeira é facilitado.

Standard ou à medida: qual a melhor opção para construir pérgolas ou telheiros em madeira?

Na construção do telheiro em madeira, pode optar por estruturas em madeira adaptadas ao seu espaço exterior, para que o projeto fique o mais personalizado possível e à sua medida.

No entanto, é cada vez mais comum encontrar opções standardizadas, que encaixam na perfeição na construção, tornando todo o processo mais rápido e eficaz.

Ambas as opções são vantajosas, sendo que se optar por telheiros em madeira à medida, será mais fácil adaptar a construção aos seus desejos e necessidades.

É necessária uma licença para a construção de telheiros em madeira?

Em relação à construção, a legislação aplicável na estrutura dos telheiros em madeira, é que podem ir até aos 10 metros de área e 2, 20 metros de altura. Se estas medidas forem ultrapassadas, terá que requerer uma licença.

O ideal é consultar o seu município antes de iniciar a construção, para garantir que cumpre todos os requisitos. Assim consegue evitar que a construção seja interrompida por alguma razão.

Que coberturas utilizar nos telheiros em madeira?

São vários os tipos de coberturas que existem, cada um com as suas vantagens e desvantagens. As coberturas permitem uma maior proteção no inverno, em especial em alturas de chuvas, e também uma maior sombra nos meses quentes. Além disso, podem também dar uma decoração diferente ao seu espaço. Algumas das coberturas que pode utilizar são as seguintes:

Carmo
Telheiros em madeira: esclareça todas as suas questões

Colmo

As coberturas de colmo são mais utilizadas em construções mais rústicas. Têm a vantagem de ser um bom isolante, no caso de temperaturas extremas.

No entanto, este tipo de cobertura é mais frágil, uma vez que pode ser danificada com facilidade por pássaros.

Policarbonato

O policarbonato é um material resistente e leve, o que faz com que seja mais fácil de manusear e de instalar. Por ser quase transparente, permite que a luz natural seja melhor aproveitada, o que se traduz em menos gastos energéticos.

Os pontos fracos deste tipo de cobertura estão relacionados com a exigência de um maior cuidado com a manutenção, por ser fácil de riscar. Nestes casos deve evitar o uso de produtos abrasivos que possam danificar a cobertura.

Telhas

As coberturas de telha, são das mais populares e destacam-se por absorverem muito bem a humidade, o que impede a formação de bolor com facilidade.

Se optar por este tipo de cobertura terá que ter alguns cuidados, uma vez que a telha é um material que pode partir com facilidade.

Toldo retrátil

Um toldo retrátil é ótimo para proporcionar sombra em dias de muito sol, e é versátil porque pode ser retirado sempre que necessário. É também bastante simples de instalar, em especial por ser leve e fácil de transportar.

Por ser leve, este tipo de cobertura é mais frágil e deve ser transportada com cuidado, para evitar um maior desgaste.

Plantas

Cobrir um telheiro em madeira com plantas trepadeiras é também uma excelente opção. Apesar de ser um processo mais lento - a planta vai demorar a crescer e a proporcionar sombra em todo o espaço - e trabalhoso, é também mais natural.

Escolher esta opção permite uma integração total com a natureza.

Agora que já está mais a par sobre alguns dos passos a dar na construção de telheiros em madeira ou pérgolas, saiba que também é muito importante que a madeira escolhida seja de qualidade. Por isso na Carmo Wood temos as estruturas ideais.

A madeira é tratada em autoclave, e o projeto pode ser personalizado e feito à medida de acordo com os seus desejos. Assim é possível ter um telheiro em madeira bonito e resistente, ideal para o seu espaço exterior.