Decoração de Exteriores

Conheça os tipos de floreiras existentes e saiba o que torna as floreiras em madeira a opção mais sustentável

Carmo

Descubra os vários tipos de floreira existentes e perceba por que escolher floreiras em madeira é a opção mais sustentável

Se está à procura de ideias para dar um ar mais original ao seu jardim, saiba que colocar algumas floreiras no espaço pode ser a solução. Mas as opções disponíveis no mercado são muito variadas e a decisão pode ser confusa. Escolher floreiras em madeira, em plástico ou metal pode ser difícil, em especial se não conhecer as vantagens de cada um.

Neste artigo damos a conhecer:

  • Os diferentes tipos de floreiras que existem;
  • Quais as vantagens das floreiras em madeira;
  • Sugestões sobre cuidados a ter com as floreiras;
  • Ideias de como usar as floreiras na decoração do seu jardim. 

Descubra os diferentes tipos de floreiras

As plantas são um tema cada vez mais em voga, e as floreiras acabam por ser uma solução muito versátil para as espalhar pelos espaços exteriores. Podem ser instaladas tanto em paredes e no chão, como penduradas na janela, por exemplo.

Estes são alguns dos tipos de floreiras que pode encontrar:

conheca-os-tipos-de-floreiras-existentes-e-saiba-o-que-torna-as-floreiras-em-madeira-a-opcao-mais-sustentavel.jpg

Floreiras de bambu

O bambu é um material bonito, suave e muito resistente à humidade. Por ser um material flexível e de baixo custo, é possível encontrar vários modelos de floreiras em bambu.

No entanto, é um material frágil que deve ser protegido, pois tem tendência para rachar com facilidade.

Floreiras de metal

As floreiras feitas de metal podem ser encontradas em várias cores e feitios. Além disso, têm a vantagem de serem resistentes ao gelo e geadas, devido ao tipo de material.

Ainda assim, necessitam de alguns cuidados, pois enferrujam com muita facilidade.

Floreiras de pedra

A pedra é um material muito resistente e duradouro, que se adapta bem tanto em ambientes interiores como exteriores.

Por norma as floreiras de pedra têm um preço mais elevado e são mais pesadas, o que torna mais difícil a deslocação de um sítio para o outro.

Floreiras de plástico

As floreiras de plástico têm a vantagem de serem leves e fáceis de transportar, além de serem as mais económicas.

Ainda assim, por serem de um material menos resistente, têm tendência a estragar-se mais depressa e são derrubadas com facilidade pelo vento ou chuva.

Floreiras de madeira

As floreiras em madeira trazem uma maior elegância ao seu jardim, e são fáceis de conjugar por serem de um material muito versátil.

O ideal é que tenha alguns cuidados com a madeira, para que ela dure o máximo de tempo possível.

De seguida, apresentamos com mais detalhe as vantagens das floreiras de madeira, bem como alguns dos cuidados que deve ter.

Porque deve optar por floreiras em madeira

A madeira é um material que torna o ambiente mais acolhedor e que ajuda a criar uma maior proximidade com a natureza. No entanto, as suas vantagens não se ficam por aqui. Algumas das vantagens das floreiras em madeira para exterior são as seguintes:

As plantas absorvem a água com maior facilidade

Enquanto certos materiais sugam a água das plantas, impedindo que estas tenham acesso total à rega, a madeira permite que a planta se desenvolva de forma correta.

Além disso, por ter uma boa drenagem, evita que a água se acumule no fundo da floreira. Este escoamento é importante para a saúde das raízes, que podem apodrecer pelo excesso de humidade.

São um ótimo elemento de decoração

Por serem de um material natural, o seu jardim ficará assim mais bonito e mais acolhedor. Além disso, a madeira pode ser personalizada, se assim entender, através de pinturas ou outras técnicas.

A madeira é um material mais sustentável

A sustentabilidade e a consciência ambiental são temas cada vez mais importantes e, por isso, ao escolher as floreiras em madeira está a respeitar o meio ambiente.  Isto porque a madeira é renovável e absorve dióxido de carbono, o que contribui para a redução de gases de efeitos de estufa.

Por ser muito resistente, a madeira tem ainda a vantagem de ter uma enorme durabilidade e de manter o seu aspeto natural durante décadas.

Quais os cuidados a ter com as floreiras em madeira?

Apesar de a madeira ser um material bastante resistente, necessita de alguns cuidados para se manter como nova durante o máximo de tempo possível. Eis alguns aspetos que deve ter em atenção:

Limpeza da madeira

É muito importante que trate a madeira e que o pó e a sujidade sejam bem limpos. Também por causa da acumulação da humidade, que aumenta com a rega das plantas ou com chuva, deve limpar a sua floreira com regularidade para evitar que se danifique.

Pragas

No caso de escolher madeira não tratada, para evitar pragas na madeira, verifique as floreiras em madeira com regularidade, confirmando se é necessário algum tipo de tratamento. Caso utilize produtos químicos, tenha extrema atenção e cuidado e use óculos de proteção e luvas.

A limpeza regular da madeira e a prevenção ajudam a evitar o aparecimento destas pragas.

Como usar as floreiras em madeira

São várias as formas com que pode decorar o seu jardim com as floreiras em madeira. Deixamos algumas sugestões:

No chão

Se optar por colocar a floreira no chão, pode colocá-las de forma isolada, ou criar uma fila de floreiras para preencher zonas do jardim. O seu jardim ficará mais agradável e atrativo, com as plantas ou flores que mais gostar.

Esta ideia pode também ser colocada em prática no chão de varandas ou terraços, ou no hall de entrada exterior.

1-conheca-os-tipos-de-floreiras-existentes-e-saiba-o-que-torna-as-floreiras-em-madeira-a-opcao-mais-sustentavel.jpg

Na janela

No caso de o seu jardim ter menos espaço, pode colocar a floreira em madeira no parapeito da janela ou da varanda. Dará um ar mais alegre e colorido à janela.

2-conheca-os-tipos-de-floreiras-existentes-e-saiba-o-que-torna-as-floreiras-em-madeira-a-opcao-mais-sustentavel.jpg

Na parede

Os jardins verticais estão cada vez mais na moda. Escolha um recanto no seu jardim para pendurar a floreira, ou então coloque-a numa prateleira junto à parede.

3-conheca-os-tipos-de-floreiras-existentes-e-saiba-o-que-torna-as-floreiras-em-madeira-a-opcao-mais-sustentavel.jpg

Numa escada

Uma maneira simples e original para decorar o seu jardim pode ser colocar uma floreira numa escada, por exemplo. Ou então intercalar floreiras entre os degraus da escada, fazendo uma combinação de flores diferentes.

4-conheca-os-tipos-de-floreiras-existentes-e-saiba-o-que-torna-as-floreiras-em-madeira-a-opcao-mais-sustentavel.jpg


As floreiras em madeira tratada Carmo Wood, adaptam-se a todas estas ideias e distinguem-se por respeitarem a natureza e a sustentabilidade. Encontre-as em diferentes formatos, para se adaptarem às suas escolhas.

Além disso, o tratamento em autoclave permite que a floreira esteja exposta às diversas alterações climáticas sem se estragar. É também possível ter uma garantia de 20 anos contra o apodrecimento das madeiras. 

Agora que já conhece as vantagens e várias ideias de como utilizar floreiras em madeira, descubra os modelos criados pela Carmo Wood.