Decoração de Exteriores

Guia completo do mobiliário de jardim: saiba como escolher a melhor iluminação exterior

Carmo

Descubra como escolher a iluminação exterior certa para o seu espaço com o nosso guia de mobiliário de jardim.

Um jardim é um lugar de descanso e boa disposição, quer seja sozinho, em família ou com amigos. Para desfrutar em pleno deste espaço, é essencial investir em iluminação de exterior adequada e em mobiliário de jardim de longa duração.

Se ainda tem dúvidas sobre como tirar partido da iluminação do seu espaço exterior, continue a ler e descubra algumas ideias e soluções para torná-lo mais agradável e relaxante.

No final da leitura, ficará a saber:

  • Como montar um bom sistema de iluminação exterior;

  • Que iluminação exterior de jardim escolher;

  • Qual é a iluminação exterior mais eficaz para jardins pequenos.

Como montar um bom sistema de iluminação exterior

Um bom sistema de iluminação exterior fornece a quantidade perfeita de luz, no momento certo e no local onde essa luz é mais necessária.

Antes de investir em qualquer iluminação, importa escolher primeiro o que queremos iluminar e só depois definir os elementos que vão produzir essa luz - as chamadas luminárias (e demais aparelhos de iluminação).

Num projeto de iluminação exterior, estes são os passos a seguir:

  1. Definir o que se quer iluminar (layout das luminárias)
    O ideal é dirigir a iluminação apenas para locais que precisem de luz - vias de acesso, terraços externos, mesa de refeições, piscina, entre outros.

  2. Selecionar o tipo de lâmpada apropriada
    O sucesso da iluminação vai depender da escolha das lâmpadas:
    - Lâmpadas alógenas são perfeitas para áreas exteriores, pois são mais quentes, duráveis e reproduzem de forma fiel as cores;
    - Lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio são ideais para dar uma sensação de profundidade em áreas grandes.

  3. Escolher as luminárias mais adequadas
    As luminárias são indicadas para a iluminação de jardins, portões de acesso, entradas de condomínios, fachadas ou piscinas. Para uma iluminação decorativa sugerimos as luminárias de parede, também conhecidas como arandelas. Estas são muito procuradas para iluminar o número da casa e/ou a porta de entrada. 

  4. Automatizar o processo de iluminação de exterior
    Livre-se desta preocupação e automatize toda a logística da iluminação exterior do seu jardim - seja através de sensores que levam em consideração a luminosidade do dia ou através de agendamento manual conforme a hora definida por si.

Que iluminação exterior de jardim escolher

Por vezes os jardins são menos frequentados do que deveriam, ou poderiam ser aproveitados para outras funções, pois a iluminação é considerada fraca e isso é um impedimento.

Para evitar que a escuridão se apodere do seu jardim, damos a conhecer algumas opções de iluminação exterior. Estas soluções garantem maior conforto visual e prolongam o convívio, mesmo nas horas noturnas. 

Luminárias de parede

Este modelo de iluminação exterior aumenta a usabilidade do espaço e compõe a paisagem do jardim. Permite, ao mesmo tempo, destacar certos pontos nas paredes do edifício.

A luminária em madeira Violeta, da Carmo Wood, além de cumprir estas funções, confere um ambiente mais intimista ao seu jardim.

 iluminação em madeira para o exterior

Luminária de teto

Esta luminária tem a forma de um poste e é indicada para espaços grandes por onde passam muitas pessoas, como as rampas de acesso automóvel em jardins de maiores dimensões ou em condomínios fechados.

Este tipo de iluminação exterior para espaços amplos produz um fluxo luminoso forte, conferindo mais segurança ao espaço.  Por norma, quanto mais alto se encontra a luminária, maior é a área a ser iluminada. A potência da lâmpada é também outro fator importante: quanto maior a potência, maior a visibilidade. 

 iluminação em madeira para o exterior

Luminária de chão

Quando colocadas em locais estratégicos do jardim, as luminárias de chão destacam pontos específicos e criam uma atmosfera agradável.

Este tipo de iluminação exterior em madeira é muito utilizada para demarcar acessos e caminhos em que é necessário ter luz, como por exemplo: 

  • O caminho do portão até à entrada da casa;

  • Ou o caminho que se percorre do carro até a porta de entrada.  

Se quiser tornar o ambiente mais tranquilo e harmonioso, opte por uma luminária Lavanda, da Carmo Wood que dá um toque mais acolhedor ao seu jardim e apresenta uma luz quente de tonalidade amarelada.

No entanto, antes da compra, certifique-se que gosta dos desenhos e das sombras que criam no espaço envolvente. Outro dos aspetos importantes a reter é que deve evitar-se que os focos de luz incidam de forma direta sobre as pessoas. 

 iluminação em madeira para o exterior

Qual é a iluminação exterior mais eficaz para jardins pequenos?

A iluminação exterior serve para iluminar mas também para decorar o jardim. Seguem algumas recomendações para iluminação de jardins pequenos com o objetivo de tirar maior partido do espaço através do uso adequado de utensílios de luz:

  • Opte por luminárias em madeira ou faça uma conjugação com velas e lanternas e verá como o seu jardim fica bem decorado e aconchegante;

  • Para espaços mais pequenos, opte por lâmpadas suspensas para otimizar todo o potencial do espaço;

  • Aposte numa luminária de parede para iluminar uma área que merece destaque. Quando o espaço é pequeno e se iluminam as superfícies verticais, isto confere ao espaço uma sensação de amplitude maior.

  • As luminárias de parede também podem ser usadas em portões, nas portas de acesso ao jardim e também nos pontos estratégicos da fachada da residência ou nos muros. 

Qualquer que seja a opção de iluminação exterior escolhida, opte pela iluminação LED:

  • Tem uma vida útil mais longa - chega a durar 40 a 50 vezes mais do que uma lâmpada tradicional;

  • É mais eficiente em termos de consumo de energia;

  • Reduz os impactos ambientais. 

Encontre iluminação exterior de qualidade na Carmo Wood


Uma área com uma iluminação exterior de qualidade pode ser palco de bons momentos e contribuir para a exibição de um bonito jardim à noite. Agora que sabe como escolher a iluminação exterior certa para o seu espaço e está a par das iluminárias disponíveis, já pode começar a montar o ambiente que garantirá o conforto que procura.

Conte com o apoio especializado dos profissionais da Carmo Wood que podem esclarecer todas as dúvidas e facultar aconselhamento personalizado.