Carmo Wood
Materiais de Construção
Carmo

Guia rápido de Revestimentos de Madeira: descubra qual o mais indicado para o seu projeto!

Carmo

Carmo Wood

1/8/2024

Existem várias soluções para dar resposta aos mais diversos processos de construção. Por isso, decidir qual o tipo de painel de madeira mais adequado ao seu projeto pode tornar-se uma tarefa complexa.

Aprenda tudo o que precisa sobre os vários tipos de painéis de madeira, as suas características e aplicações práticas com este guia rápido que criámos para si! Após a leitura, será mais fácil tomar a sua decisão e dar início ao seu projeto.

Painéis de Madeira tratada ou não tratada

Os painéis de madeira podem ser usados como elemento estrutural em paredes e tetos ou para revestimento, isolamento térmico e acústico, atuando como barreiras protetoras de humidade, som e correntes de ar.

Pode escolher entre:

Painéis de madeira tratada:

  • Resistência às intempéries;
  • Proteção contra humidade e agentes xilófagos;
  • Vida útil prolongada;
  • Indicado para o exterior.

Painéis de madeira não tratada:

  • Vulnerabilidade ​​a elementos físicos e ambientais;
  • Manutenção mais rigorosa,
  • Aparência natural;
  • Indicado para interiores.

Tipos de Painéis de Madeira e as suas aplicações práticas

Agora que já sabe a diferença entre painéis de madeira tratada e não tratada, conheça os principais tipos de painéis.

Algumas madeiras são perfeitas para construções no exterior por serem mais resistentes, outras para tornar um espaço interior mais acolhedor e oferecer o aspeto estético que deseja.

1. Aglomerado OSB

Carmo

O OSB (Oriented Strand Board) é um aglomerado estruturado com tiras de madeira dispostas em várias camadas, unidas com resina. A sua estrutura compacta permite suportar cargas pesadas.

Estes painéis de madeira não tratada podem ser pintados ou envernizados, para criar um acabamento mais elegante e acolhedor. Também podem ser deixados ao natural, para proporcionar uma decoração mais luminosa, ao estilo escandinavo.

Utilizações: aplicações estruturais em telhados e paredes, assim como revestimento de tetos e paredes interiores.

2. Forro de Abeto

Carmo

É um tipo de madeira não tratada que possui uma textura uniforme e cor clara. O abeto tem propriedades naturais de isolamento térmico e acústico, o que pode ajudar a manter uma temperatura estável no interior da casa, bem como reduzir a transmissão de ruídos externos e entre divisões.
Apesar de não ser vendido em painéis, pode ser aplicado com um efeito semelhante.

Utilizações: painéis de revestimento de tetos e paredes interiores, conferindo um estilo rústico e aconchegante ao ambiente.

3. Forro Termo Modificado

Carmo

Este tipo de painel de madeira de pinho silvestre resulta de um processo de modificação térmica que altera a estrutura da madeira, tornando-o mais resistente à humidade e a pragas de insetos.

Trata-se de uma solução versátil que oferece 3 perfis de encaixe, para escolher de acordo com a envolvência estética que deseja implementar ao espaço:

  • Escama de peixe;
  • Macho-fêmea;
  • Sobreposto.

Utilizações: ideal para revestir áreas exteriores expostas à humidade, como alpendres, decks e fachadas, por exemplo.

4. Falheiros

Carmo

Os painéis de madeira Falheiros são de pinho nacional e tratados em autoclave, um tratamento que os protege das intempéries e do apodrecimento precoce. Apresentam nós e falhas na sua superfície que lhes dão um toque rústico e natural, além de oferecerem textura e profundidade ao ambiente.

Utilizações: revestimentos exteriores, sobretudo, em construções rústicas.

5. Forro Pinho Tratado

Carmo

O Forro de Pinho Tratado consiste num painel de madeira tratada bastante resistente à humidade e ao apodrecimento precoce, bem como às pragas de insetos.

Este forro de madeira tem apontamentos suaves das nervuras do pinho e uma textura macia ao toque. Encontram-se disponíveis com diferentes acabamentos:

  • Bruto;
  • Aplainado nas 4 faces;
  • Cor castanho ou standard.

Utilizações: é uma excelente solução para usar no exterior em revestimentos de decks e varandas, bem como em zonas interiores húmidas, como cozinhas ou casas de banho.

6. Revestimento Ripado com perfil

Carmo

Os painéis de madeira de revestimento ripado com perfil, graças ao seu tratamento em autoclave, são muito resistentes contra condições atmosféricas severas e ataques de agentes xilófagos. Uma excelente opção para uso exterior.

Estes revestimentos em pinho, uma madeira leve e suave, proporcionam um manuseamento fácil e acabamentos atraentes e duráveis.

Pode escolher entre uma das várias medidas disponíveis: 35, 24 ou 16 mm.

Utilizações: revestimento de paredes, fachadas, cercas ou tetos em áreas exteriores, assim como criar elementos decorativos em vigas, colunas e treliças expostas.

A escolha do tipo painel de madeira, tratada ou não tratada, depende das preferências pessoais, do orçamento e da aplicação específica que dará ao painel.

Carmo

Encontre as melhores soluções de painéis de madeira para construção na Carmo Wood. No nosso catálogo online dispomos de uma vasta gama de madeiras serradas para as mais variadas aplicações.

Siga as indicações deste guia sobre as diferentes soluções e escolha a mais indicada para o seu projeto.

Ligar Agora

👋 Olá! Precisa de ajuda? Ligue para o nº +351 300 528 124

Chamada para rede fixa nacional