Carmo Wood
Decoração de Interiores
Carmo

Painéis de madeira: siga a tendência e torne o seu espaço mais acolhedor

Carmo

Carmo Wood

9/6/2022

Gostava de tornar o seu espaço mais confortável sem que este perca a elegância? A utilização de madeira na decoração é a solução. Quer seja um local comercial ou residencial, os painéis de madeira são uma opção decorativa que alia a estética ao conforto.

A madeira combina com quase todos os estilos decorativos, dá um ar requintado ao ambiente e oferece uma sensação agradável de conforto térmico. Além disso, os painéis em madeira para a parede são uma tendência no mundo da decoração.

Neste artigo reunimos algumas ideias para utilizar painéis de madeira no seu estabelecimento ou na sua casa e tornar um espaço interior numa experiência única e relaxante. Saiba quais as vantagens destes elementos decorativos e o melhor tipo de madeira.

Carmo
Painéis de madeira: siga a tendência e torne o seu espaço mais acolhedor

Vantagens de utilizar painéis de madeira na decoração

A madeira é um dos materiais mais usados por arquitetos e designers, na decoração de projetos particulares e empresas. São inúmeras as vantagens de utilizar estes painéis na decoração do seu espaço, como por exemplo a versatilidade e a sustentabilidade do material.

Resistência

A madeira é um material resistente e duradouro. Os painéis para a parede feitos neste material são tratados de modo a evitar que a madeira ganhe fungos ou acumule humidade.

Versatilidade

A madeira enquadra-se em qualquer estilo decorativo, desde o rústico, ao clássico e ao mais moderno. Além disso, é um material fácil de trabalhar e pintar.

Sustentabilidade

Sendo uma matéria-prima natural, a madeira é considerada um material sustentável. Os produtos em madeira exigem menos energia na extração em comparação com outros recursos e são um material 100% biodegradável.

Fácil manutenção

Os painéis em madeira são fáceis de limpar. Basta passar um pano seco ou humedecido com água e detergente para tirar o pó.

Requinte

Para além da praticidade que a madeira oferece, é também um material sofisticado. Painéis de madeira para a parede tornam um espaço mais requintado e luxuoso.

Sugestões para decorar com painéis de madeira

Os painéis de madeira transmitem uma sensação de requinte e luxo, mas são uma solução decorativa bem simples. Estes elementos podem ser colocados em qualquer divisão, até mesmo numa casa de banho ou numa marquise.

Inspire-se nas sugestões que reunimos para si:

Painel de madeira ripado para separar divisões

Os painéis de madeira ripados separam os espaços sem que o local perca a sensação de maior profundidade e a iluminação natural. Para além de funcionais, são também um elemento decorativo que torna qualquer sala de estar mais sofisticada.

Estes painéis são muito úteis em estabelecimentos onde seja necessário fazer a separação entre a receção e a sala de espera, como por exemplo clínicas médicas.

Carmo
Painéis de madeira: siga a tendência e torne o seu espaço mais acolhedor

Painéis de madeira para uma sala de estar mais confortável e sofisticada

Os diferentes materiais de decoração usados provocam diferentes sensações aos seus habitantes. Revestir as paredes de uma divisão com painéis de madeira torna o espaço mais confortável. Uma ideia bastante utilizada é revestir a parede da televisão, na sala de estar.

A madeira oferece uma sensação de aconchego devido ao aspeto rústico e aos tons quentes característicos desta matéria-prima. Este material melhora ainda a acústica dos espaços e absorve o calor na medida ideal, provocando uma sensação térmica agradável ao toque.

Painéis de madeira para uma casa de banho luxuosa

A casa de banho é um local onde existe humidade devido aos banhos quentes e, por esta razão, muitas pessoas acabam por ter dúvidas quanto à utilização da madeira neste espaço. No entanto, existem vários tipos de madeira de qualidade para que o material permaneça intacto.

A casa de banho fica mais elegante com uma parede revestida em madeira. Um painel ripado junto ao vidro do duche é também uma ideia original e que confere uma sensação de luxo nesta divisão da casa.

Portas camufladas com painel de madeira

Imagine a parede da sua sala a combinar com a porta… Esta é uma tendência de sofisticação que veio para ficar.

Quer seja na sala, no quarto ou até num estabelecimento comercial, esta ideia dá uma sensação de amplitude e continuidade do espaço.

Painel de madeira com iluminação LED

Colocar iluminação LED no painel de madeira torna qualquer espaço mais cuidado. Os painéis de madeira com LED podem ser utilizados em zonas da casa como a sala de estar, cozinha, quarto e entrada.

Esta sugestão decorativa é ideal para aumentar a profundidade do espaço e iluminar áreas da casa, como por exemplo a TV na sala de estar e a zona da cama no quarto.

Saiba que as fitas LED não aquecem como os restantes tipos de lâmpadas, pelo que a sua instalação no painel é segura.

Carmo
Painéis de madeira: siga a tendência e torne o seu espaço mais acolhedor

Painel de madeira com prateleiras para maior organização do espaço

Recorrer a painéis de madeira com prateleiras é uma forma de aliar a decoração sofisticada ao pragmatismo.

Esta solução permite a combinação do tom e da textura da parede com os móveis, deixando o espaço mais homogéneo e organizado. É ideal para escritórios ou para arrumar os livros na sua sala de estar.

Painel de madeira para a marquise

No que toca à decoração da casa ser original é um imperativo. Colocar um painel de madeira numa das paredes e decorar o espaço com plantas é uma forma de tornar a marquise num local de lazer.

Torne a sua marquise mais acolhedora ao colocar um painel de madeira numa das paredes decorado com plantas falsas e uma mesa com sofás. Ganhe um novo espaço para descansar, ler um livro ou fazer refeições.

Como escolher o tipo de madeira

Existem diferentes tipos de madeira que se adequam aos vários projetos de decoração. As madeiras maciças - cedro, carvalho, nogueira, mogno e pinho - são conhecidas pela sua durabilidade se receberem a manutenção correta.

Contudo, os materiais MDF e MDP são os mais procurados pelos designers para construir painéis para a parede:

MDF: constituído por fibras de madeira de média densidade e resinas sintéticas, é indicado para painéis com relevos e detalhes.

MDP: formado por três camadas de madeira de média densidade (aquela com mais espessura fica no centro e as mais finas nas extremidades), é um material muito resistente e usado com frequência nos painéis para a televisão nas salas de estar.

Carmo
Painéis de madeira: siga a tendência e torne o seu espaço mais acolhedor

Encontre painéis fabricados com madeira de qualidade na Carmo

Apontou todas as ideias? Agora que já sabe as infinitas utilidades dos painéis de madeira, está na hora de ser original e pensar no seu projeto de decoração.

Encontre soluções em madeira tratada na Carmo Wood que lhe vão permitir criar painéis bonitos, resistentes e duradouros.

Os profissionais especializados da Carmo Wood fazem a construção do painel de madeira e ainda a montagem. Dispomos também de uma opção mais completa ao elaborarmos o projeto de design a seu gosto, a construção e montagem do painel.

Renove a sua casa ou a sua empresa, revestindo as paredes de madeira e de requinte!