Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Carmo

Carmo Wood

10/7/2022

Os decks em madeira transformam qualquer jardim num espaço mais acolhedor e sofisticado. Para além da estética rústica deste tipo de pavimento, os decks em madeira são opções práticas e funcionais.

Este piso é utilizado com frequência em zonas com piscina, esplanadas, varandas ou terraços e passadiços. São soluções ecológicas, de rápida instalação e oferecem segurança ao caminhar.

Mas sabe como escolher o deck de madeira ideal para decorar o seu jardim? Descubra os fatores a ter em conta na hora de escolher um deck, qual o melhor tipo de madeira e como realizar a manutenção.

Veja também algumas ideias decorativas com decks em madeira que reunimos para si.

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Fatores a ter em conta antes de escolher o deck de madeira

Mais do que um pavimento que embeleza o exterior da sua casa ou estabelecimento, o deck deve ser feito com madeira de qualidade, para durar o máximo de anos possíveis. Existem fatores importantes que deve ter em atenção na hora de escolher o deck para o seu jardim:

Resistência da madeira

Por serem colocados em espaços exteriores, os decks estão expostos às mudanças climáticas - como o sol, a chuva ou o granizo – e a madeira precisa, por essa razão, de ser resistente.

Estas estruturas duram muitos anos quando são construídas com materiais de qualidade, resistentes às adversidades do clima e humidade. Os decks construídos com madeiras resistentes mantêm-se intactos ao longo dos anos, sem criar farpas.

Densidade

A densidade da madeira é fundamental quando se trata de escolher um deck. Este pavimento tem de ser resistente o suficiente para aguentar o peso de pessoas e estruturas, pelo que a madeira deve ser dura e de elevada densidade.

Tons da madeira

Depois de avaliar as questões funcionais, é hora de olhar para a estética. Os tons da madeira são um fator que deve ser visto com detalhe antes de escolher o deck ideal.Tons claros tornam o espaço mais amplo e luminoso, enquanto tons escuros oferecem um aspeto imponente ao ambiente.

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Que tipo de madeira escolher para o deck?

Existem dois tipos de decks em madeira: os modelares e os tradicionais. Os decks em madeira modelares são a opção mais rápida e económica, uma vez que dispensam de mão de obra especializada e que qualquer pessoa consegue montar estas estruturas.

Contudo, os decks tradicionais são mais indicados para quem procura durabilidade e um acabamento profissional. Este tipo de pavimento é aquele que consiste em tábuas individuais de madeira, encaixadas sobre uma estrutura montada por profissionais especializados.

A madeira para decks mais utilizada é o pinheiro silvestre, devido à sua elevada resistência. Destacamos dois modelos de decks em madeira - perfil e termo modificado – para construções mais firmes e duráveis:

Deck perfil

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Neste modelo, as tábuas de deck são feitas com madeira tratada e podem ser personalizadas para cada tipo de projeto. A madeira recomendada é do tipo Pinheiro Silvestre, com tratamento em autoclave, classe 4.

Deck termo modificado

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Neste modelo, a madeira passa por uma transformação que lhe confere maior dureza e a tonalidade castanho-carvalho sem recurso à utilização de produtos químicos.

Os decks feitos a partir das tábuas de termo modificado têm benefícios estéticos, de conservação e são antiderrapantes. Para uma maior durabilidade, as madeiras termo modificadas devem também ser do tipo Pinheiro Silvestre.

Manutenção do deck de madeira

Os decks em madeira são bastante práticos, contudo, com o passar do tempo e com a constante exposição às condições climatéricas vão precisar de alguns cuidados para garantir a sua hidratação e aspeto.

O processo de manutenção do deck de madeira é simples. Primeiro, o pavimento deve ser escovado, esfregado com detergente para tirar a sujidade e enxaguado. Depois de seca, a madeira deve ser lixada nas áreas de maior necessidade e aplicado um óleo reparador.

É recomendado fazer a manutenção do deck num espaço de três em três anos, sendo que este período varia consoante o clima de cada local. Quanto mais qualidade e resistência tiver a madeira, mais tempo o deck dura intacto.

Como tornar os espaços exteriores mais acolhedores com decks em madeira

Os decks em madeira são um ótimo aliado decorativo pois dão um ar sofisticado a todos os espaços exteriores. Além disso, transmitem uma sensação agradável de conforto térmico.

Veja as sugestões para tornar o seu jardim mais harmonioso e acolhedor com a utilização de decks em madeira:

Deck de madeira ao redor da piscina

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

É a forma mais utilizada para pavimentar zonas de piscina e nivelar o piso. Torna mais fácil colocar mobiliário e deitar ao sol, ao mesmo tempo que é uma solução rústica e requintada.

Deck de madeira para chuveiro de piscina

Um deck de madeira no piso e outro na parede em sentido vertical torna a área do duche mais estética e confortável. É também uma ideia funcional pois facilita o escoamento da água e evita que os pés fiquem sujos antes de ir para a piscina.

Deck de madeira em zona de refeições

Carmo
Sabe como escolher o deck de madeira ideal para o seu jardim?

Gosta de almoços em família ao ar livre? Crie um espaço de refeições no seu jardim com decks e combine os tons do deck com mobiliário de jardim de madeira. Para além de tornar este espaço de lazer mais bonito, é também bastante funcional.

Deck de madeira para passadiço

Criar um passadiço desde o jardim até ao interior da sua casa em madeira pode ser uma opção para caminhar no exterior sem pisar a relva. Os decks em madeira são uma boa solução porque este material é antiderrapante e bastante resistente às condições atmosféricas.

Encontre decks em madeira tratada sustentável na Carmo Wood

Agora que já sabe como escolher um deck de madeira, está na hora de começar a criar o projeto para o seu jardim ou terraço de sonho.

Fornecemos madeira para deck ou executamos a obra, com um projeto chave na mão. Veja o catálogo no nosso website com as várias opções disponíveis e solicite um orçamento.