Carmo Wood
Decoração de Exteriores
Carmo

Saiba como fazer a manutenção dos sofás de jardim em madeira

Carmo

Carmo Wood

11/19/2022

Se tem de fazer a manutenção do seu sofá de jardim em madeira, este artigo foi escrito a pensar em si. Fique a conhecer as vantagens de um sofá em madeira, que cuidados deve ter e como fazer a manutenção dos sofás.

Ao seguir estes cuidados é possível manter o seu sofá em madeira sempre impecável e pronto para durar o máximo de tempo possível.

5 Vantagens dos sofás de jardim em madeira

Carmo
Saiba como fazer a manutenção dos sofás de jardim em madeira

Um sofá de jardim pode servir como elemento de decoração e também para relaxar. Se procura um sofá de exterior para aproveitar ou decorar o seu espaço, saiba que existem vários motivos para escolher a madeira como material de eleição.
Algumas das vantagens dos sofás de madeira são as seguintes:

Qualidade

A qualidade dos materiais faz toda a diferença na escolha de sofás de exterior, para que os possa usufruir em boas condições. Uma vez que poderão ficar expostos ao sol e a chuvas, é importante serem de um material resistente.
Além de ter uma boa durabilidade, a madeira é um material elegante que se encaixa bem em qualquer tipo de ambiente.

Sustentabilidade

Por ser um material natural, a madeira é um produto mais ecológico e menos poluente do que outros tipos de materiais. Em momento algum a madeira emite toxinas, o que torna este material livre de perigos.

Graças à sua grande durabilidade e por ser um material versátil, um sofá de jardim em madeira pode durar décadas, o que evita trocas constantes.

Facilidade de decoração

A madeira é um material bastante versátil e por isso os sofás de madeira ficam bem em qualquer tipo de ambiente.

Para tornar o sofá de jardim ainda mais atrativo e confortável, pode decorá-lo com almofadas das suas cores preferidas. As almofadas irão tornar o espaço mais personalizado. Uma manta pode também ser uma boa opção de decoração, e torna-se muito útil em dias mais frescos.

Maior contacto com a natureza

Um sofá de jardim permite que possa relaxar, respirar o ar puro e ouvir os sons da natureza. A madeira, por ser um material natural, incentiva ainda mais a este tipo de sensações.
Tem também a vantagem de ser uma material quente, ao contrário de outros materiais, como o metal por exemplo.

Manutenção simples

Os sofás de madeira são fáceis de manter e podem ser limpos com facilidade. Basta usar um produto próprio para madeiras e um pano próprio para o pó, para evitar que a sujidade se acumule.
Para facilitar a manutenção, sugerimos alguns cuidados que deve ter com a madeira, para que o seu sofá de jardim se mantenha intacto durante longos anos.

Cuidados a ter com os sofás de jardim em madeira

Carmo
Saiba como fazer a manutenção dos sofás de jardim em madeira

Ainda que a madeira seja um material bastante resistente, requer alguns cuidados para que possa manter a sua elegância durante o máximo de tempo possível. Alguns dos pontos que deve ter em atenção no tratamento do sofá de jardim são os seguintes:

Proteger a madeira com um verniz próprio

Um sofá do exterior, por estar ao ar livre, está bastante exposto a diferentes condições climatéricas, e por isso deve ser protegido. Uma boa solução para evitar lascas é aplicar uma tinta ou verniz próprio por toda a superfície da madeira.

Assim, a madeira resistirá com mais facilidade a chuvas fortes e à humidadeque tende a desenvolver-se em dias de geada, por exemplo.

Cobrir o sofá com uma capa de proteção

Deve escolher uma área com sombra para colocar o seu sofá de jardim, se for possível. Em dias de muito calor, pode também colocar um chapéu de sol a tapar o sofá, para o proteger dos raios solares.
Já nos dias mais chuvosos, recomendamos que use uma capa protetora como proteção para a humidade. Deve ser impermeável e respirável, para que a humidade possa sair.

Limpar a madeira com regularidade

Como já referimos a limpeza da madeira é bastante acessível, bastando um produto próprio para o pó e um pano. O pano deverá estar um pouco húmido, para agarrar o pó com mais facilidade. A utilização de produtos certificados e próprios para madeira evita o aparecimento de manchas indesejadas.
Para uma limpeza mais abrangente pode aspirar o sofá de jardim, e passar depois um pano com água morna e detergente neutro próprio para madeiras. Se existirem manchas, pode removê-las com uma escova macia. No final, seque sempre com um pano ou uma toalha.

Ainda que a madeira seja um material resistente, tendo estes cuidados torna-se mais provável que dure mais tempo em boas condições. Como referimos, são várias as vantagens de um sofá neste material e por isso, na Carmo Wood encontra vários modelos de sofás de jardim em madeira.

Para garantir a qualidade da madeira, estes sofás têm um tratamento em autoclave o que lhes permite resistir a diferentes estados climáticos. Além disso, a Carmo Wood oferece uma garantia de 20 anos contra o apodrecimento das madeiras.